O topônimo Apuiarés vem do tupi-guarani apu ou apo (raiz, origem) e are (gosto de fruta), e significa raiz com gosto de fruta. Sua denominação original era Jacu, Arraial do Jacu e, desde 1943, Apuiarés.
Localizado na região onde habitavam os índios tapuias, canindés[5] e, no século XIX, surge um núcleo urbano a partir de uma capela.
Suas raízes datam do Século XIX, com a denominação de Arraial do Jacu. Criou-se o Distrito de Paz consoante Lei nº 1.153, de 24 de novembro de 1864, já existindo considerável número de habitantes.
Com a criação do Distrito de Pentecoste (lei nº 1.300, de 31 de dezembro de 1869), perdeu Jacu os seus privilégios distritais, vindo a recuperá-los segundo Lei nº 1.330, de 10 de outubro de 1870.
Os principais eventos culturas é a festa do padroeiro, São Sebastião e as Olimpíadas.
A administração municipal localiza-se na sede, Apuiarés. Sua elevação à categoria de município ocorreu segundo Lei nº 3.529, de 25 de janeiro de 1957, tendo sido instalado a 1 de março do mesmo ano. O município tem três distritos: Apuiarés (cidade), Canafístula e Vila Soares.
Tropical quente semi-árido na porção oeste do território e tropical semi-árido brando na porção leste[6] com chuvas concentradas de fevereiro a abril. A média anual registrada na sede é de 763 mm.
Hidrografia e recursos hídricos
As principais fontes de água são o rio Curu e riachos dos Tanques
Relevo e solos
As principais elevações são o serrote Tamanduá e a serra Pintada.
Vegetação
Caatinga arbustiva densa.
Qual o seu nível de satisfação com essa página?