Dados do município/localização

Fundação: 01/03/1957
Emancipação Política: 1 DE MARÇO DE 1957
Gentílico: SAMPAIENSE
Unidade Federatíva: CEARA
Mesoregião: NORTE CEARENSE
Microregião: MÉDIO CURU
Distância para a capital: 124,00

Dados de características geográficas

Área: 206.198,00
População estimada: 7618
Densidade: 36,90
Altitude 93
Clima: SEMIÁRIDO
Fuso Horário: UTC-3

Origem

O topônimo General Sampaio é uma alusão ao general Antônio de Sampaio, morto na guerra contra o Paraguai, e patrono da infantaria do exército nacional. Sua denominação original era Sítio Bom Jesus ou Boqueirão da Mãe Teresa e, desde 1936, General Sampaio.[5]

História

Localizado as margens do rio Curu, as terras de General Sampaio já eram habitadas pelos índios apuiarés.[6],[7] Com a colonização via as semarias, na época da implantação da pecuária, surgiu uma fazenda e um pequeno povoado que, até 1904, não passava de quatro casas. Com a grande seca que assolou o Ceará em 1932, deu-se início no Boqueirão da Mãe Teresa a construção da barragem do açude General Sampaio. Esta atraiu milhares de pessoas, e logo formou-se um grande acampamento, ao mesmo tempo em que o DNOCS construía suas casas de alvenaria, dando um impulso urbano para o local. Contudo, a ocorrência de uma epidemia dizimou muitas pessoas, e os trabalhadores encarregado pelos sepultamentos chegaram a deixar defuntos no caminho do cemitério para enterrar no dia seguinte.

Cultura

O principal evento cultural é festa da padroeira Nossa Senhora do Rosário, mais conhecida como festa de setembro, e o carnaval, que traz vários turistas todos os anos.

Divisão Política

A administração municipal localiza-se na sede, General Sampaio. O município é dividido em dois distritos: General Sampaio (sede) e vila São João. É uma das cidades mais pobres do estado do Ceará, e sua economia está baseada na agricultura: cultivo de milho, feijão, mandioca e frutíferas; na pecuária: criação de bovinos, suínos, avícola; e nos empregos gerados pela a prefeitura municipal.

Curiosidades

Apresenta clima tropical quente semiárido com pluviometria média de 780 mm,[8] com chuvas concentradas de janeiro a abril.[9] Hidrografia e recursos hídricos As principais fontes de água são o rio Curu e o riacho Maracujá. General Sampaio também tem um dos principais açudes cearenses, por sua grande capacidade de água que é de cerca de 322,2 milhões de metros cúbicos, que também abrange vários municípios do vale do Curu. Relevo e solos A principal elevação é a serra do Bom Jesus. Vegetação Predomina a caatinga arbustiva densa.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito