ITAPAJÉ

Fundação: 20/07/1859

Emancipação Política: 20 DE JULHO

Gentílico: ITAPAJEENSE

Unidade Federatíva: CEARA

Mesoregião: NORTE CEARENSCE

Microregião: URUBURETAMA

Origem
O topônimo Itapajé vem da língua tupi. Significa "feiticeiro de pedra", através da junção dos termos ita (pedra) e pajé (feiticeiro)[6]. Sua denominação original era Riacho do Fogo, depois Arraial de Santa Cruz, Vila Constituinte, Santa Cruz de Uruburetama, São Francisco de Uruburetama, São Francisco e, desde 1931, Itapajé.

O mesmo termo também foi utilizado posteriormente para nomear o navio brasileiro Itapajé, utilizado no transporte de carga e de passageiros, torpedeado pelo submarino alemão U-161, em 26 de setembro de 1943, no litoral do estado de Alagoas.

História
As terras de Itapajé localizam-se no centro da Serra de Uruburetama, onde habitavam os índios Guanacés, Apuiaré e outras etnias de línguas Tupi e Tapuia.[7][8][9]

A região já era descrita pelos padres Francisco Pinto e Luís Figueira, quando estes passaram pela Serra de Uruburetama em 1607, na sua missão de contactar os indígenas na Chapada da Ibiapaba.[9][10]

No final do século XVIII, o Frei Vidal da Penha, em uma das suas visitas de desobriga (visita de um padre a um local que não tem padres[11]), plantou, no reduto, o seu tradicional cruzeiro.[12]

O núcleo urbano surgiu com a chegada de portugueses que vieram implantar a pecuária na região.

Cultura
Cultura
Os principais eventos são:

Aniversário da Assembleia de Deus Templo Central (20 de Julho)
Encontro com Deus (Comunidade de Nova Vida)
Festa do Padroeiro (São Francisco de Assis).
Dia do Município.
Festival de Quadrilhas Juninas
Torneio Itapajeense de Motocross
Grupos de jovens da Pastoral da Juventude
Festa de Nossa Senhora da Penha no Distrito de Cruz O turismo é uma das principais fontes de renda devido as atrações naturais tais como: Pedra do Frade, Piscina Natural (Soledade), Pedra da Caveira, Pedra das Noivas, Pedra dos Ossos; além de bicas naturais, trilhas para caça e serras verdes.

Divisão Política
Em Abril de 2016 pela primeira vez na história do município um prefeito, Ciro Mesquita Braga, foi afastado por corrupção ativa.[15] Em julho de 2016 o prefeito afastado, Ciro Mesquita da Silva Braga e o vereador Idervaldo Rodrigues Rocha foram presos por "tumultuar as provas" na segunda fase da operação Frade de Pedra do Ministério Público Estadual que investigava fraudes.[15][16] Também foi determinado o afastamento do prefeito e do vereador por tempo indeterminado, acusados de falsificação de documento público, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema de informação, fraude em procedimento licitatório, extravio de documento e peculato. Agricultura: algodão[extinta no Ceará exceto em algumas regioes], banana, caju, mandioca, milho,feijão e manga. Pecuária: bovino, suíno e avícola. Artesanato: bordado. Ainda encontram-se três indústrias sediadas no município: uma pequena indústria de doces, uma de confecções e uma, de maior porte, de fabricação de calçados.

Curiosidades

Tropical quente semiárido com pluviometria média de 836 mm[13] com chuvas concentradas de janeiro a abril[14]. Em 2011, segundo os dados da FUNCEME, a precipitação anual foi em torno de 95,3 mm.

Hidrografia e recursos hídricos
As principais fontes de água são:

Rios: Caxitoré e Itapajé, que deságuam no Rio Curu.

Riachos: Camocim, Capim Açu, Eldorado, Ipu, São Joaquim e outros.

Açudes: Caxitoré, 1 Adutora e 56 Poços. A Barragem do Ipu, construída durante o mandato do ex- prefeito Padre Marques, com recursos do governo do estado e inaugurado em 11 de maio de 2013, sua capacidade prevista é 4.850.000 m³.

Relevo e solos
Localizada na Serra de Uruburetama, tem, com principais elevações, as serras do Mulungu, de Uruburetama e da Vertes.

O solo é composto de Bruno não calcário (9,02%), Litólicos(54,22%), Planossolo solódico (0,79%) e Podzólico (35,95).

Vegetação
Embora localizada na Serra de Uruburetama, a caatinga é a vegetação predominante, juntamente com resquícios de Mata Atlântica nas áreas de altitudes das serras.

Dados de características geográficas

Área: 439.501,00

População estimada: 51538

Densidade: 117,30

Altitude: 247

Clima: TROPICAL SEMIÁRIDO QUENTE

Fuso Horário: UTC-3

Distância para a capital: 125,00

Cr - contratos de rateio vinculadas ao município

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito