PARACURU

Fundação: 22/11/1951

Emancipação Política: 22 DE NOVEMBRO

Gentílico: PARACURUENSE

Unidade Federatíva: CEARA

Mesoregião: NORTE CEARENSE

Microregião: BAIXO CURU

Origem
Existem duas seguintes definições segundo informações do IBGE para o topônimo Paracuru. Uma originária da língua tupi, em que paracuru significa "lagarto do mar". Outra versão seria: “pará” (mar) + “curu” (cascalho) "mar de cascalho" ou ainda “pará” (rio) + “curu” (cascalho), "rio de cascalho".

História
De acordo com o historiador Rodolfo Spínola ("Vicente Pinzon e a descoberta do Brasil"), e o jornalista Eduardo Bueno ("Náufragos, Traficantes e Degredados"), em 29 de janeiro de 1500, o navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón protagonizou a primeira batalha em terras brasileiras, entre Europeus e indígenas Paracuruenses (Tremembés), às margens da foz do rio Curu. Como saldo do combate, pereceram vinte indígenas e oito espanhóis.

Numa antiga e pequena povoação a beira mar, habitado quase que exclusivamente por pescadores, mas que um dia foi tragado pelas areias amareladas das dunas de Paracuru, obrigando os moradores a construir uma nova vila em um local mais alto e seguro. E foi assim que o Padre João Francisco Nepomuceno da Rocha, nascido no Parazinho, deu início a construção da igreja, edificando ao seu redor as primeiras casas, sendo por esse motivo considerado o “Fundador de Paracuru”. Logo em seguida, no ano de 1862, o referido padre doou todas as terras de sua família para a igreja católica para conseguir a elevação da capela de Nossa Senhora dos Remédios à categoria de Paróquia.

Em 27 de novembro de 1868, a Lei de nº. 1.235, elevou a categoria de vila à povoação do Parazinho com a denominação de Vila do Paracuru, e território desmembrado de Trairi.

Após a instalação do município já com a denominação de Parazinho, sua história passou a ser marcada por muitas idas e vindas da sede municipal, travando brigas políticas com Trairi e posteriormente com São Gonçalo do Amarante (ex-São Gonçalo e Anacetaba), de acordo com o poder político dos coronéis.

Em 14 de agosto de 1874, de conformidade com a Lei 1.604, o município foi suprimido, transferindo-se a paróquia e a sede municipal para Trairi que doravante recebeu a denominação de Nossa Senhora do Livramento.

O município voltou a ser restaurado, de acordo com o Decreto nº. 73, de 1 de outubro de 1890, tendo sua sede instalada dia 25 de outubro daquele ano.

Em 1921 perde sua autonomia sendo sua sede transferida para São Gonçalo. Já em 30 de julho de 1926 a sede do município volta a Paracuru, sendo São Gonçalo rebaixado à condição de povoado com a denominação de Anacetaba.

Já em setembro de 1828, a Lei nº. 2.589 leva a sede novamente para São Gonçalo, mas em 20 de maio de 1931, Paracuru passou novamente a sede, perdendo mais uma vez essa condição para São Gonçalo em 7 de agosto de 1935.

A emancipação definitiva
Finalmente a Lei de nº. 1.153, de 22 de novembro de 1951, deu a Paracuru sua emancipação política definitiva elevando o distrito à categoria de município, e território desmembrado de São Gonçalo do Amarante. Mesmo assim Paracuru permaneceu ainda, sob o domínio político de São Gonçalo do Amarante até a realização das eleições de 3 de outubro de 1954, sendo a sede municipal instalada a 25 de março de 1955, com a posse dos novos eleitos para gerir os destinos do município recém criado.

Cultura
Paracuru, localiza-se no Litoral Oeste do estado. A cidade "pulsa" cultura a cada minuto. A diversidade cultural do município cirucla em torno de diversas artes de forma descentralizada. Dança, Cultura, Teatro, Música, Artesanato, Audiovisual, cultura popular e cultura de hip hop, são algumas das linguagem vivas dos nossos dias.

Difusão, formação, memória e sustentabilidade são práticas dos nossos gestores e artistas.

Divisão Política
Do ponto de vista da divisão politico-administrativo, Paracuru possui três distritos Sede, Jardim e Poço Doce.

Curiosidades

Entre as nossas curiosidades está o Mestre da Cultura Marinha da Ló. O Mestre mantém viva a tradição da cultura popular.
Outra curiosidade de Paracuru é "O Pastoril", uma festa de encenação do ato natalino que está vivo na cidade.

Dados de características geográficas

Área: 303.253,00

População estimada: 31638

Densidade: 104,30

Altitude: 0

Clima: TROPICAL SEMIÚMIDO

Fuso Horário: UTC-3

Distância para a capital: 87,00

Cr - contratos de rateio vinculadas ao município

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito