CAUCAIA

Fundação: 15/10/1759

Emancipação Política: 15 DE OUTUBRO 1759

Gentílico: CAUCAIENSE

Unidade Federatíva: CERARA

Mesoregião: METROPO DE FORTALE

Origem
Caucaia é uma denominação de origem indígena que quer dizer mato queimado", "vinho queimado ou, simplesmente, queimado. Caucaia, como Aldeia, ficou na dependência da Vila de Fortaleza e só depois, com a determinação do Marquês de Pombal, que suprimiu todas as Aldeias administradas pelos Jesuítas no Brasil, transformando-as em Vilas e Vigariatos, a Aldeia de Caucaia foi transformada em Vila, juntamente com mais cinco aldeias existentes na Capitania do Ceará. A Aldeia de Caucaia recebeu o nome de Vila Nova Real de Soure por determinação da corte portuguesa, e no dia 15 de Outubro de 1759 foi realmente oficializada. A câmara Municipal se reuniu pela primeira vez, posteriormente, a 17 de Outubro do mesmo ano. Recebeu esta denominação, de Vila de Soure, por causa de uma freguesia do Bispado de Coimbra, Portugal, pois as regiões político-administrativas conservavam o sistema das antigas freguesias, que tinham autonomia religiosa e política. Vila Nova de Soure, posteriormente Soure, após a independência do Brasil, e finalmente Caucaia, sua última e definitiva denominação. Um município cearense que foi marcado profundamente pela influência da presença e vida missionária dos Jesuítas, que guarda em toda a sua extensão as raízes deste processo evangelizador e colonizador da empreitada portuguesa. Em 1735, esses missionários, designados pela Carta Régia de 2 de outubro do mesmo ano, pouco depois estavam em plena atividade catequética dos índios que habitavam a região, os Caucaias.

Com o desenvolvimento do povoado, chegou a ordem para cumprimento da Provisão Régia de 14 de abril de 1755 a Alvarás de 06 e 7 de junho do mesmo ano, através dos quais o Governo Português, então sob o comando de Marquês de Pombal, determinava o sequestro de fatos bens dos Jesuítas. A mesma ordem também mandava que se elevassem a condição de Vila os lugares e aldeias que fossem excluídos da administração daqueles religiosos, que seriam, pouco depois, expulsos do Brasil. Desse modo, o Capitão-Mor do Ceará, Francisco Xavier de Miranda Henrique, com o devido apoio daquela provisão Régia, fundou a Aldeia de Soure, a atual Caucaia de mar, serra e sertão. Já em 1759, a Vila de Soure passou a ser denominada de Vila Nova de Soure no dia 5 de fevereiro do ano supra mencionado, sob a invocação de Nossa Senhora dos Prazeres. A festa solene de instalação, realizou-se no largo da Igreja Matriz, no dia 15 de novembro de 1759, sendo oficializada a denominação de Vila Nova de Soure. Após os 184 anos, houve a denominação de Soure para Caucaia, pelo Decreto-Lei 1.114, de 30 de dezembro de 1943.

História
Caucaia é um município brasileiro do estado do Ceará que integra a Região Metropolitana de Fortaleza com cerca de 1.227,9 km²,[5] equivalente a 0,83% da superfície estadual. Em 2019, possui um contingente populacional estimado de 361 400 habitantes e, em 2010, sua densidade demográfica era de 264,91 hab./km².[6]

Vem apresentando nos últimos anos um grande crescimento populacional desencadeando uma significativa expansão urbana. Nesse contexto, desenvolveu-se - em 2012 - um Sistema de Informações Geográficas (SIG) com o objetivo principal de realizar a caracterização socioambiental e auxiliar as atividades vinculadas à gestão e ao ordenamento territorial.[7]

Em Caucaia, o IDH é de 0.682 que é considerado médio (8º no Ceará), enquanto no Brasil o IDH é de 0,727 (alto). Considerada uma das mais importantes cidades do Ceará, Caucaia possui o 3º maior PIB do Estado (Produto Interno Bruto) e a 2ª maior população. IDH Renda: 10ª do Ceará; IDH Longevidade: 6ª do Ceará.

O município apresenta-se atualmente como um dos principais polos turísticos do Ceará, tendo o segundo maior fluxo turístico do estado com cerca de 300 mil turistas por ano, principalmente devido a influência polarizadora da metrópole Fortaleza e praia do Cumbuco. Na lógica turística metropolitana, destacam-se a concentração de empreendimentos e investimentos turísticos nos espaços litorâneos. É o palco principal dos esportes de vela, principalmente o kitesurf. A Praia do Cumbuco é considerada uma das melhores do mundo para a prática do esporte. Aqui há vários campeonatos nacionais e internacionais, sendo visitada constantemente por ícones do desporto como Reno Romeu, Guilly Brandão, Abel Lago, Kristy Jones e Kristin Boese.

Caucaia tem 44 Km de litoral, dos quais, 28 Km fazem parte de sede e os 16 km restantes pertencem ao distrito de Guararu e Catuana, inseridos na Área de Proteção Ambiental do Rio Cauípe e Estação Ecológica do Pecém.

Cultura
Atrativo histórico e cultural, a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, também conhecida como Igreja Matriz de Caucaia, fundada no século XIX, possui um patamar com 2 degraus separando-a da Praça. À frente do patamar há um cruzeiro, homenagem do povo de Soure à fé cristã. A fachada constitui-se de uma grande torre e das laterais, somando um total de cinco, mas registra-se a presença de 4 sinos. Uma cruz de malta ao alto. Nossa Senhora dos Prazeres é considerada historicamente a padroeira de Caucaia. Cultura
Os principais eventos culturais são:

Festa de Santo Antônio (01 e 02/junho);
Festa de São Pedro (29/junho);
Carnaval;
Festas da Padroeira (05 a 15 de agosto);
Festa da Carnaúba (18, 19, 20 de outubro)
Dia do Município (15 de outubro);
Campeonato de Surf (datas variadas durante o ano);
Vaquejadas (outubro e novembro). Caucaia detém a 2ª maior concentração turística do estado do Ceará, atrás apenas de Fortaleza. É necessário enfatizar que em Caucaia o número de turistas cresceu entre os anos de 2007 e 2008 a um percentual de 42,28%, devido especialmente às belas praias.

É assim, que estabelecemos três etapas da ocupação litorânea/turística de Caucaia: a) até a década de 1950, uma ocupação de aldeias de pescadores destacando-se Cumbuco, Icaraí e Tabuba como as principais. b) das décadas 1950-1980, uma ocupação veranista oriunda essencialmente de Fortaleza destacando-se Iparana e Icaraí como principais localidades; c) da década de 1980 até hoje, uma ocupação turística, concentrada nas localidades de Tabuba e Cumbuco com empreendimentos turísticos de padrão nacional e internacional.

Cumbuco é o principal destino turístico de Caucaia. A localidade é conhecida mundialmente, por sua paisagem natural com lagoas, rios, dunas e, pela prática de esportes náuticos como o kitesurf, e o surf. Um destaque ainda maior, para este cenário, tem sido feito a partir da divulgação da região na televisão (novelas e programas de TV). Segundo a SEMACE, Cumbuco detém cerca de 70% dos empreendimentos licenciados em 2007. Cumbuco destaca-se ainda por ser a única área a ter todos os tipos de acomodações em Caucaia, incluindo-se um resort de bandeira internacional: o Hotel Vila Galé de origem portuguesa. Beneficia-se pela proximidade com a Metrópole Fortaleza e dos recursos financeiros privados e estatais. Estes são os fatores de motivação do crescimento, a cada ano, do número de turistas em Caucaia. Os dados atestam que o Cumbuco é o principal “enclave turístico” da RMF e do Ceará.

Divisão Política
A administração municipal localiza-se na sede: Caucaia.

O Governo Municipal de Caucaia é constituído por treze secretarias, uma Assessoria de Comunicação Social, uma Procuradoria, uma Ouvidoria, uma Controladoria Geral município, dois Institutos (IMAC e IPM), uma Agência Pública (ADECA) e uma Autarquia Municipal de Trânsito de Caucaia (AMT). Existem atualmente no município seis Conselhos Setoriais de Políticas Públicas, sete Conselhos de Direitos e um Gabinete de Segurança Municipal.

Os conselhos setoriais: Conselho Municipal de Saúde – CMS, Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, Conselho Municipal de Educação – CME, Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Conselho da Comunidade de Caucaia, Órgão da Execução Penal, o Conselho Municipal do Trabalho e o Conselho Municipal de Cultura.

Os conselhos de direitos: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, todos ligados a SDS, Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação e Interesse Social – FMHIS e o Conselho Municipal da Juventude.

O gabinete de segurança municipal é o Gabinete de Gestão Integrada Municipal - GGIM que tem como objetivo desenvolver, avaliar, monitorar os programas e ações estratégicas dirigidas à prevenção e controle da violência e criminalidade no Município.

Curiosidades

Desde 2004, o município de Caucaia vem apresentando um elevado crescimento demográfico, bem como a execução de grandes projetos econômicos que estão sendo implementados no território municipal e no seu entorno, citando, por exemplo, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), o qual conterá uma refinaria, uma siderúrgica e uma zona de processamento de exportação (ZPE).

Cidade do Atacado

O Governo do Estado pretende instalar também em Caucaia o maior polo atacadista da América Latina. Para isso, atraiu o investimento de US$ 250 milhões da Varicred – em parceria com a Associação Cearense dos Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados do Estado do Ceará (ACAD) - e lançou em maio passado a Pedra Fundamental da Cidade do Atacado, que abrigará galpões de armazenamento, prédios para escritórios de grandes empresas, bancos, hotel, heliporto, restaurante, entre outros espaços. O complexo terá uma área de 189 hectares e pretende disponibilizar uma infraestrutura completa para atrair atacadistas e tornar-se referência em comercialização de produtos em grandes quantidades. Funcionando, o centro deverá faturar R$ 1,2 bilhão por mês.

Cidade da Confecção

Planejada desde 2010 por quatro investidores cearenses, a Cidade da Confecção teve sua pedra fundamental cravada em 2012, quando cerca de duas mil pessoas do setor se reuniram no município. É considerada a maior feira de roupas do Nordeste e gera cerca de 24 mil empregos diretos.

O diferencial da Cidade da Confecção é o horário de funcionamento: 24h durante toda a semana, o que gera 27 mil postos diretos distribuídos entre os três turnos.

Dados de características geográficas

Área: 1.227.931,00

População estimada: 361400

Densidade: 294,30

Altitude: 29

Clima: TROPICAL SEMIÁRIDO BRANDO

Fuso Horário: UTC-3

Distância para a capital: 16,50

Cr - contratos de rateio vinculadas ao município

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito