SÃO GONÇALO DO AMARANTE

SÃO GONÇALO DO AMARANTE

Site da prefeitura

Fundação: 27/11/1868

Emancipação Política: 27 DE NOVEMBRO DE 1868

Gentílico: GONÇALENSE

Unidade Federatíva: CEARA

Mesoregião: NORTE CEARENSE

Microregião: BAIXO CURU

Origem
Seu primeiro nome foi Anacetaba, em alusão aos índios Anacés, que habitavam a região, até chegar à nomenclatura de São Gonçalo do Amarante, que é uma homenagem ao Padroeiro da Cidade, Gonçalo de Amarante, eclesiástico português que deu relevância à localidade de Amarante em Portugal, à qual o seu nome ficou associado.[

História
São Gonçalo do Amarante é um município brasileiro do estado do Ceará e pertencente à Região metropolitana de Fortaleza. Anteriormente denominado Anacetaba (que se traduz como Aldeia dos Anacés, povo indígena que habita o município), está localizado a 59,446 quilômetros rodoviarios de Fortaleza, a capital cearense. A origem da Dança de São Gonçalo remonta de Portugal. Era antigamente realizada no interior das igrejas de São Gonçalo, festejado a 10 de janeiro, data de sua morte em 1259. Realizada em Portugal desde o Século XIII, chegou ao Brasil em princípios do Século XVIII, com os fiéis do santo de Amarante (Portugal).

Cultura
Em São Gonçalo há muitas festas com destaque em toda região e que sempre atrai muita gente. As principal delas é o já consagrado São Gonçalo Junino, que sempre alcança grande público com atrações do cenário nacional. Outras festas com destaque em São Gonçalo é a festa de aniversário da cidade, que acontece dia 27 de novembro, o carnaval na Taíba e no Pecém e o Festival Escargot que acontece todos os anos, em agosto, na Taíba.

No segmento religioso, a cavalgada de Nossa Senhora da Soledade que acontece todos os anos no dia 07 de setembro, da sede ao Siupé, é uma marca da fé católica no município.

A Cruzada Missionária da Última Hora e o Dia da Bíblia são eventos importantes do calendário evangélico em São Gonçalo.

Divisão Política
São Gonçalo do Amarante abriga um dos maiores portos do Brasil, o Porto do Pecém, situado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Isso faz com que várias empresas procurem se instalar no município, a exemplo disso temos CSP – Companhia Siderúrgica do Pecém, que impactará a economia de todo o estado e a Usina Termelétrica do Pecém II. No CIPP também está instalada a ZPE Ceará. Desse setor é que se baseia principalmente a economia de São Gonçalo, mas que também tem uma parcela representada pelo turismo, com destaque para Praia da Taíba.

São Gonçalo desponta com destaque nacional e é considerada a região de maiores crescimentos e perspectivas econômicas. Hoje o município tem cerca de 60 intenções para instalações de empresas. 20 dessas estarão instaladas ou em processo de instalação até o fim de 2016.

O mesmo também conhecida por uma região forte no mercado imobiliário. O município conta, hoje, com vários loteamentos. Dentre esses loteamentos temos a Primeira Cidade Inteligente e Inclusiva do Mundo chamada Smart City Laguna, localizada no distrito de Croatá. O município é sede do Terminal Portuário do Pecém, um dos maiores portos do Brasil. Em 2016, iniciaram-se as operações da CSP, Companhia Siderúrgica do Pecém, a primeira usina siderúrgica integrada do Nordeste, que deve fazer com que o PIB da cidade cresça 1.970%. Quando ela estiver operando 100%,produzirar 3 milhões de toneladas/ano de placas de aço. [7]

Curiosidades

O Terminal Portuário do Pecém e a Cidade de São Gonçalo do Amarante e seus distritos são servidos pelo parque Eólico da Taíba e a usina de energia do Pecém, que é uma termelétrica.

São Gonçalo do Amarante tinha como referencia no esporte o São Gonçalo Futsal, participante de duas edições do Campeonato Cearense de Futsal, e no futebol a cidade tem o Planalto, o Parada e o Olímpico.

Dados de características geográficas

Área: 834.394,00

População estimada: 43947

Densidade: 52,70

Altitude: 30

Clima: TROPICAL ATLÂNTICO E SEMIÁRIDO BRANDO

Fuso Horário: UTC-3

Distância para a capital: 55,00

Cr - contratos de rateio vinculadas ao município

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito